TODOS TÊM RAZÃO!
As Seguradoras tem razão quando querem vender mais, querem expandir o seu mercado, e estão se sentindo sufocadas pelo moroso desenvolvimento do canal Corretores de Seguros.
A SUSEP tem razão quando vê nossa participação no PIB (sem considerar Previdência e Saúde) patinando há 25 anos ou mais, em torno dos mesmos índices, e procurando um caminho para promover o desenvolvimento da instituição do Seguro.
Os Corretores de Seguros também tem razão em querer preservar a categoria, pois sabemos que somos os verdadeiros defensores dos segurados, sensíveis às suas necessidades e com a imparcialidade que o contrato de seguro e o segurado precisam.
Se são legítimas todas essas reivindicações, o que esta errado então???
Resposta: O modelo de comercialização que é utilizado hoje no Brasil!
a) Utilizamos um modelo verticalizador de produção, ou seja, cada dia os maiores crescem e os menores desistem da profissão (haja vista a redução no numero de corretores de 70 mil para 50 mil, e com tendências a reduzir ainda mais),
b) Utilizamos um modelo que promove a injustiça comercial dentro e fora das Seguradoras,
Como se espera aumentar o número de vendedores com esse sistema?
A criação da figura do Agente não resolve, pois haverá a queda do nível dos profissionais e a perda da isenção do profissional em atender o segurado, gerando automaticamente uma avalanche de reclamações no mercado. Podemos até vender mais, pois haverá a mesma avalanche de vendedores, mas a qualidade e os problemas irão se acumular e o prejudicado principal será o consumidor.
Acredito que somente com a Horizontalização do canal Corretor de Seguros, alcançaremos a preservação de um profissional responsável, um aumento significativo de profissionais com responsabilidade prevista em Lei, imparciais e com o interesse pela área técnica devidamente motivada, pois somente pelo atendimento e conhecimento esse profissional poderá se destacar no mercado.
Haverá a busca pelo conhecimento e não mais simplesmente pelo preço. O Preço será problema das Seguradoras, não do Corretor de Seguros, afinal, essa não é a sua função principal.
Como conseguimos promover esse desenvolvimento com qualidade técnica e proteção ao Segurado?
Resposta: PROPOSTA DO PREÇO ÚNICO POR SEGURADORA!
É preciso dar condições à esse profissional, Corretor de Seguros, prosperar e se firmar no mercado. Se não houver por parte das Seguradoras, apoio a essa “equipe de vendedores barata” (pois não há o custo fixo), todos sairão perdendo......
Leiam também as matérias, pois complementam o tema:
Seguradora: Como vender mais!
Seguradora x Corretor de Seguros: Ser ou não ser parceiros?
Ricardo Labatut
Corretor de Seguros