DDR no Transporte

DDR  no Transporte – Um erro estratégico, com prejuízos para a nação

Felizmente a SUSEP colocou, através da resolução 123 de 04/05/2005  o seguro de RCTR-C no seu melhor caminho, ajustando-o de modo a cumprir seu papel de preservação do patrimônio de quem realmente precisa, a Transportadora .

Com isso, na realidade, voltamos a estaca ZERO, ou melhor, voltamos ao dia 06/10/2004, (publicação da resolução 113) onde o mercado naquele momento,  estava na luta pelo fim dos DDRs e pela preservação da modalidade de RCF-DC. Agora que a SUSEP promoveu a justiça na modalidade de RCTR-C , esta na hora de retomarmos a nossa  antiga luta, que era o fim das DDRs no Transporte.

Vejam que uma coisa leva à outra.

- No momento em que se preservam os interesses do setor de transportes através da resolução 123,

- No momento em  que o BRASIL tem condições de puxar as contratações do seguro de Transporte Internacional , através das operações de compra e venda do país,  para o nosso mercador segurador e com isso contribuir para o aumento de divisas e conseqüentemente riquezas cambiais, isso facilitado com o surgimento da figura do Operador de Transporte Multimodal,

- No momento que o mercado revê a circular 178,

Temos de voltar a levantar a bandeira na qual lutamos para acabar com essa distorção, que são as DDRs no transporte, pelos seguintes motivos:

 

-         Não alimentar os interessesde um grupo de Corretoras e Seguradoras multinacionais e simpatizantes,  que querem somente garantir os lucros que puderem sugar de nosso país, pois ainda entendem que estão na era das colônias,

-         Preservar a modalidade de RCF-DCque tem como finalidade garantir os interesses do mercado transportador,

-         Distribuir melhor a sinistralidadedo setor de transportes, pois através das DDR, se sobrecarrega a modalidade de Transporte Internacional  e RR, quando nesse momento o que mais precisamos, é reduzir as taxas do TI   (para sermos competitivos no mercado internacional),  e no RR  (redução do preço Fob-Brasil ou o custo final das mercadorias), para incentivar cada vez mais os nossos empresários a contratar o seguro de TI e RR, e com isso massifica-lo.  Se deixarmos as DDRs contribuírem para o aumento da sinistralidade da carteira, TODOS os demais Importadores e Exportadores desses país estarão sendo prejudicados, para resolver o problema de lucro  dos corretores e Seguradoras Multinacionais  e simpatizantes, pois com o DDR eles puxam os prêmios do RCF-Dc para a carteira de RR e TI , aumentando seus prêmios e comissões..

-         Em última analise, hoje a DDR, é uma questão de interesse nacional que deve ser visto com cuidado pela SUSEP.

 

Caros Amigos,  dentro de um quadro de tanta injustiça que paira em nosso Brasil em diversos níveis e áreas, é uma alegria muito grande  verificar que a SUSEP fez justiça.

Diante de tantos argumentos fundamentados contra  a resolução 113, e indo contra  os interesses da  FENASEG  (que não representaram, nesse episódio, o pensamento da maioria das Seguradoras do mercado) o órgão  se posicionou de forma técnica e imparcial.

Precisamos reconhecer que existem pessoas bem intencionadas nos órgãos de nosso mercado segurador, o que nos encoraja e nos da esperança de podermos contar com essas pessoas para podermos rumar para um futuro melhor ,mas justo e ético para o nosso Brasil.

 

Ricardo Labatut

Corretor de Seguros

Santos, SP

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